sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Escolhas, Saúde, Notícias, Apertos e Afins.



 TODA A EUROPA OU A EUROPA TODA???

Eu poderia passar o dia, a noite, o mês, o ano, sentadinha aqui e falando sobre todos os países que anseio em conhecer.. porém, como sabemos.. a grana sempre será curta, então, é muito importante que escolhamos da melhor forma e clareza possíveis, nosso real destino.
            
         Um fato muito relevante é que se o roteiro for flexível pode-se pesquisar por passagens em rotas       alternativas. Países ou estados vizinhos, às vezes podem ter passagens muito mais baratas que os destinos   para o qual planeja-se ir direto, sendo assim uma viagem de ônibus até lá pode ser "o canal".







DICAS PARA NÃO PASSAR APERTO E TER UMA VIAGEM SEGURA

NOTICIA: Estar sempre antenado à noticiários sobre os destinos.

Google Noticias (http://news.google.com.br/)
Se tiver conhecimento sobre a Língua do país, pesquise no Google News Local  (http://www.google.com.br/language_tools?hl=pt-BR)

No site Mochileiros.com fique sempre atento na seção Notícias e Eventos:
(http://www.mochileiros.com/noticias-eventos-f101.html)


DINHEIRO EM ESPÉCIE E OUTRAS FORMAS DE PAGAMENTO:  
Nunca leve em espécie tudo que irá gastar e se possível espalhe seu orçamento em várias formas de pagamento. O que levar em espécie divida em várias partes. Exemplo: Coloque uma parte em um Money Belt, outra se possível em um Leg Money Belt, uma terceira parte em alguma peça de roupa na mochila e a quarta parte para fazer pequenos pagamentos, na carteira ou bolso ou faça da maneira que achar melhor "mas nunca deixe todos os ovos na mesma cesta".

Cheques de viagem eletrônicos também são muito úteis e seguros, o mais utilizado é o Visa Travel Money.

Cartões de debito e crédito também são uma opção. Os da Rede Cirrus são aceitos em 210 países. No link abaixo você irá encontrar uma busca por ATM's(Caixas eletrônicos) em todo o mundo: http://www.mastercard.com/us/personal/en/cardholderservices/atmlocations/index.html

A rede VISA atende 170 países e no link abaixo você encontrará um sistema de busca por estes ATM's.
http://visa.via.infonow.net/locator/global/


ZONAS DE RISCO
Zonas de Risco são os locais com conflitos armados ou com altos índices de criminalidade. É bom saber se nos destinos que irá visitar há locais assim.

Há mapas do Google Maps na internet com esses dados, procure pelas palavras chave:
crime maps
nome do destino + Crime Map
Conflict Map

NÃO OSTENTE
O pior de todos os comportamentos de risco sem dúvida é a ostentação. Por isso evite ostentar. Durante sua viagem você irá ver mochileiros do mundo todo sempre com roupas simples. Essa é a receita. Vista-se o mais simples possível e sem penduricalhos e outros objetos que chamem atenção.

Vocabulário de sobrevivência
Mesmo que seu inglês seja fluente em muitas situações ele não servirá pra NADA, por isso é necessário ter uma noção básica de palavras e expressões da língua local. Isso pode facilitar sua vida em várias situações. Estude um pouco da língua local e/ou leve um vocabulário básico impresso ou em seu smartphone.
Na internet você irá encontrar muitos sites com esse tipo de conteúdo. No Google pesquise pelas seguintes frases:
vocabulario viagem ingles
vocabulario viagem Espanhol
vocabulario viagem italiano
vocabulario ingles
Utilize a mesma lógica de busca para outras línguas.
O site Bab.la possui um guia de sobrevivência para viagens bastante completo:
http://pt.bab.la/viagens/guia-de-sobrevivencia/
No site Mochileiros.com também criamos uma seção com esse intuito, é o fórum Vocabulário Básico para Viagem em (http://www.mochileiros.com/vocabulario-basico-para-viagem-f481.html).


Saúde do Viajante
Você deve ficar atento às doenças e epidemias nos destinos que irá visitar, para tomar as vacinas certas e evitar comportamentos de risco. Há um mashup do Google maps muito bom sobre isso é o: http://www.healthmap.org/pt
Um mal muito comum em qualquer viagem internacional é a chamada Diarréia do Viajante, para saber sobre ela e outras doenças a serem evitadas leia o Manual da Saúde do Viajante produzido por Claudia Severo (http://www.mochileiros.com/manual-da-saude-do-viajante-t36050.html)

Se pretende visitar locais com altitude acima de 2500m fique atento nas dicas do tópico: Soroche Mal de Altura ou Mal da Altitude


FONTE:
http://www.mochileiros.com/manual-do-mochileiro-de-1-viagem-t38211.html
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.bandeirasanimadas.com/0/Flags
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário